Direitos Humanos

Marco Maia recebe pedido de criação da Comissão da Verdade

13/09/2011 - 17:56  

J. Batista
Reunião com a Ministra Maria do Rosário e Ex-Ministros de Direitos Humanos: José Gregori, Gilberto Vergne Sabóia, Paulo Sérgio Pinheiro, Nilmário Miranda, Paulo de Tarso Vannuchi
Maia: se houver acordo, colocaremos o projeto em votação, porque é uma matéria que interessa ao País.

A ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e ex-ministros de Direitos Humanos dos governos Lula e Fernando Henrique entregaram nesta terça-feira (13) uma carta ao presidente da Câmara, Marco Maia, em que pedem a aprovação do Projeto de Lei 7376/10, que cria a Comissão da Verdade. O documento é dirigido a todos os deputados.

O ex-ministro José Gregori, que foi o primeiro titular da pasta durante o governo Fernando Henrique Cardoso, destacou o consenso apesar das diferenças ideológicas entre os ex-ministros. "Nós nos pusemos hoje, acima das paixões políticas, das visões ideológicas e partidárias, em um consenso e construímos um documento pedindo ao presidente da Casa que, ouvindo as lideranças, aprove ainda neste ano este projeto que cria a Comissão da Verdade".

A comissão terá a função de esclarecer crimes contra os direitos humanos cometidos durante o Regime Militar. O presidente Marco Maia, afirmou que há um entendimento sobre o texto, mas terá que haver acordo para marcar a votação da matéria. "Se houver acordo, assim que houver uma brecha na Ordem do Dia, colocaremos em votação, porque é uma matéria que interessa ao País. É perfeitamente possível a sua votação. Esse projeto vai contribuir para que se possa resgatar a verdade sobre os temas relacionados aos crimes cometidos durante a ditadura militar e em outros processos históricos do Brasil", declarou.

Além de José Gregori e Maria do Rosário, assinaram a carta os ex-ministros de Direitos Humanos Gilberto Sabóia, Paulo Sérgio Pinheiro, Nilmário Miranda, Mário Mamede Filho e Paulo de Tarso Vannuchi.

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto / Rádio Câmara
Edição – Jaciene Alves

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7376/2010

Íntegra da proposta