Educação, cultura e esportes

Parlamentares defendem planejamento das cidades-sede para sucesso da Copa

12/09/2011 - 14:50  

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputado Jonas Donizette (PSB-SP) ressaltou na manhã de hoje a importância do planejamento das cidades para garantir o sucesso dos megaeventos esportivos que o País sediará nos próximos anos. “Só assim garantiremos um bom legado para o futuro”, disse. O parlamentar participou do 9º Fórum Legislativo da Copa do Mundo de 2014, realizado na Assembleia Legislativa de Porto Alegre (RS). A coordenação do encontro foi dos deputados Afonso Hamm (PP-RS) e Danrlei de Deus Hinterholz (PTB-RS).

Afonso e Danrlei, por sua vez, detalharam que o fórum legislativo é oportuno para debater os preparativos, apontar as dificuldades e as estratégias para que a capital gaúcha receba atletas e turistas da melhor forma possível.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) aproveitou o encontro para explicar a atuação do Senado no acompanhamento das ações voltadas para a Copa. “Além das melhorias em mobilidade urbana, infraestrutura e logística, queremos incorporar o mundial na agenda positiva do turismo nacional, promovendo a qualificação das cidades-sede”, apontou.

O secretário estadual de Esporte, Kalil Sahbe, e a representante do governo municipal, Ana Peling, apresentaram os planos de melhorias a serem promovidos em Porto Alegre por conta da Copa. Entre os projetos está a implantação de corredores exclusivos para ônibus em algumas vias.

O fórum é uma iniciativa das comissões de Turismo e Desporto da Câmara; e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Também estiveram presentes no evento os deputados Romário (PSB-RJ), Acelino Popó (PRB-BA) e Edinho Bez (PMDB-SC).

Visita
Na tarde desta segunda-feira, os parlamentares farão uma visita técnica às obras do estádio Beira Rio e do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Porto Alegre é a nona cidade-sede da Copa de 2014 a receber a comitiva do Congresso Nacional. Nos últimos meses, o grupo visitou Fortaleza, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, Brasília, Cuiabá e Salvador.

Em novembro,  deputados e senadores promoverão, em Campinas (SP), um debate com representantes de todas as cidades subsedes da Copa.

Da Redação/MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.