Trabalho, Previdência e Assistência

Relator colhe assinaturas para votação da PEC sobre diploma de jornalista

24/08/2011 - 10:50  

Rodolfo Stuckert
Diretoria da Fenaj -  Antonio Paulo Santos, Maria José Praga, pres. Marco Maia, dep. Paulo Pimenta
Marco Maia recebe Paulo Pimenta (E) e dirigentes da Fenaj.

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), disse nesta quarta-feira que vai iniciar nos próximos dias a coleta de assinaturas de deputados em apoio a um requerimento que pede a votação imediata da proposta no Plenário. Segundo Pimenta, a coleta de assinaturas será pública, pela internet.

O deputado esteve com o presidente da Câmara, Marco Maia, acompanhado do presidente e da vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Augusto Schröder e Maria José Braga. Segundo o deputado, Marco Maia afirmou que a proposta poderá ser votada ainda neste ano.

Maria José Braga afirmou que, só em São Paulo, mais de 5 mil pessoas sem formação jornalística estão requerendo registro como jornalista ao Ministério do Trabalho, aproveitando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a exigência de diploma de curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão.

Para ela, o diploma é uma garantia de uma informação jornalística ética e plural.

Reportagem – Sílvia Mugnatto /Rádio Câmara
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 386/2009

Íntegra da proposta