Trabalho, Previdência e Assistência

ProJovem Urbano será retomado em 2012, diz assessora do MEC

18/08/2011 - 10:49  

A assessora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação Misiara Cristina Oliveira disse há pouco que o programa ProJovem Urbano será retomado em 2012. Segundo ela, o momento é de discussão e avaliação do programa. As declarações foram dadas em audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. O programa busca a reinserção deles na escola e no mundo do trabalho. O Projovem Urbano é uma das quatro modalidades do Projovem Integrado e atendeu, até o final de 2010, 500 mil jovens em 96 municípios de 22 estados.

Segundo Misiara Oliveira, o ProJovem é uma política educacional fundamental hoje. “É um programa de ação afirmativa para inclusão educacional da juventude brasileira”, disse.

Primeiro estado
A deputada Flávia Morais (PDT-GO) destacou que Goiás foi o primeiro estado a aderir ao programa. Segundo ela, no estado, milhares de alunos conseguiram concluir o ensino fundamental graças ao ProJovem. A parlamentar afirmou que o programa deveria chegar a localidades mais distantes ou prever o deslocamento desses alunos para os centros urbanos.

Flávia Morais ressaltou que o programa não é destinado à transferência de renda, mas que a bolsa é importante para apoiar os alunos, com transporte e alimentação, por exemplo.

A reunião prossegue no Plenário 12.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.