Trabalho, Previdência e Assistência

ProJovem ficará mais próximo da política educacional, diz debatedora

18/08/2011 - 11:20  

A chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude, Maria Divaneide Basílio, informou que o programa ProJovem Urbano foi transferido da esfera da secretaria para o Ministério da Educação. “Essa transferência será importante para aumentar o diálogo com a política educacional do País”, disse, em audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

O ProJovem Urbano nasceu vinculado à Política Nacional de Juventude e destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. O programa busca a reinserção deles na escola e no mundo do trabalho. Para isso, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês.

O programa está aatualmente em fase de avaliação e será retomado em 2012, mas, entre 2008 e 2010, o ProJovem foi executado pela Secretaria Nacional da Juventude, que é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com estados e municípios.

Para Maria Divaneide, o programa tem o poder de ampliar o acesso dos jovens a outras políticas nacionais de juventude, executadas pela secretaria. “O processo de formação no programa é bastante qualificado”, destacou.

O deputado Edinho Bez (PMDB-SC) destacou a importância de se qualificar os jovens. “Não preparávamos os jovens no passado e hoje faltam técnicos e profissionais em várias áreas”, lamentou.

A reunião prossegue no Plenário 12.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.