Política e Administração Pública

Deputados defendem maior interação virtual com o Legislativo

16/08/2011 - 18:23  

A defesa foi feita durante a segunda mesa de debates em comemoração aos dez anos da Comissão de Legislação Participativa (CLP). No encontro, o presidente do colegiado, deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), e o presidente da comissão correlata na Assembleia de Minas, André Quintão (PT), concordaram ao afirmar que os Legislativos devem incentivar o uso da internet para ampliar a participação popular.

De acordo com Vitor Paulo (PRB-RJ), a comunicação virtual tem o potencial de ampliar “de forma substancial” o nível de interação entre os parlamentares e o restante da sociedade.

Hoje, o colegiado já recebe sugestões de proposições por correspondência eletrônica. Além disso, veicula audiências públicas e seminários realizados via internet. Vitor Paulo, contudo, ressaltou que muitas outras ferramentas virtuais ainda podem ser aproveitadas, como as redes de relacionamento social e os sítios de vídeos. “Em vários países europeus, esses mecanismos já estão consolidados. São democracias mais antigas que devemos tomar como exemplos para nosso processo de ampliação da participação popular no processo legislativo”, disse.

Qualidade do debate
André Quintão concordou com Vitor Paulo e afirmou que a interação virtual é uma ferramenta importante para aqueles que não têm tempo de participar dos debates presenciais promovidos pelos parlamentares. Para ele, no entanto, os Legislativos devem buscar formas de qualificar as discussões promovidas com a ajuda da internet.

Quintão defendeu a veiculação de informações prévias aos debates, por meio dos canais interativos. “Podemos sim realizar fóruns de discussão e videoconferências, por exemplo; mas, sem subsídios, essa participação pode não imprimir a qualidade desejada às políticas estabelecidas”, argumentou.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.