Meio Ambiente discute hoje queimadas no Tocantins
14/07/2011 - 08:07
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza hoje audiência pública sobre as queimadas no estado do Tocantins.
O debate foi proposto pelo deputado Irajá Abreu (DEM-TO). Ele disse que os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 182 focos de queimadas em todo o País no dia 24 de junho. A maioria estava concentrada na região Centro-Oeste, onde a estiagem e a baixa umidade relativa do ar aumentam o risco de incêndios.
Quase um terço dos focos de incêndio (52) foi registrado no Tocantins. Pelo menos 28 ocorreram no interior ou no entorno de unidades de conservação. Um deles foi em uma área próxima ao Parque Nacional do Araguaia, no Tocantins, que em 2010 teve mais de 200 mil hectares destruídos pelo fogo.
“De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a umidade relativa do ar deve chegar a níveis abaixo de 40% no Centro-Oeste e em partes do Norte e do Sudeste do País, ou seja, a situação, já crítica, irá se agravar. Por isso, gostaríamos de ouvir as partes envolvidas na questão para que possamos colaborar com o processo de construção de uma saída unificada e emergencial, que sirva aos interesses da sociedade brasileira”, afirmou o deputado.
Foram convidados para a audiência:
- a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu;
- a secretária-executiva do Ministério do Planejamento, Iraneth Rodrigues Monteiro;
- o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho;
- o presidente do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl;
- o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello;
- o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e presidente da Liga Nacional de Bombeiros, coronel BM Carlos Eduardo Casa Nova;
- comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Tocantins e coordenador estadual de Defesa Civil do Tocantins, coronel BM Heraclídes Pereira Filho;
- o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Palmas, major BM Peterson Queiroz de Ornelas.
A reunião será realizada às 10 horas, no Plenário 8.
Da Redação/WS