Saúde

Associação defende inclusão de autistas na educação regular

21/06/2011 - 16:35  

O representante da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo, Alexandre Dourado, defendeu há pouco o ingresso dos estudantes autistas na rede regular de ensino. “A primeira inclusão deve ser na família e as crianças autistas não devem ser diferenciadas dos irmãos depois na escola”, disse.

Ele afirmou que, em geral, as escolas não estão preparadas para receber os autistas, simplesmente porque elas não conhecem esse público. “Tais dificuldades precisam ser superadas”, afirmou.

Dourado ressaltou que o País precisa regulamentar a Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência, que inclui os autistas. Ele destacou que atualmente quando o autista está doente, o sistema de saúde não o atende, porque atribui essa obrigação a uma instituição especializada. “É preciso criar as condições para que o autista possa escolher e tomar as decisões a respeito de sua vida”, argumentou.

Alexandre Dourado participa de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias sobre a inclusão social de autistas. O debate prossegue no Plenário 9.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Vania Alves/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.