Deputada quer políticas intersetoriais para acabar com violência escolar
15/06/2011 - 17:13
A deputada Erika Kokay (PT-DF) sugeriu há pouco a adoção de políticas intersetoriais, que envolvam a sociedade e os diversos poderes, para o enfrentamento do problema da violência na escola. Ela destacou que é preciso entender que o colégio reproduz relações sociais, mas é também um espaço de transformação. "A escola lida com pessoas com peculiaridades que precisam ser tratadas na sua inteireza", disse.
A parlamentar elogiou a participação do estudante Lucas Dutra, de 16 anos, do Centro de Ensino Médio 1 do Núcleo Bandeirante (DF), que defendeu a existência de locais específicos para que os alunos possam relatar casos de agressão aos diretores . "Ele tem razão . Precisamos de espaços de fala para tratar do sofrimento a que os estudantes estão submetidos, para que eles expressem o tipo de escola que querem", destacou Erika.
Ela também apontou a necessidade de levantar todas as iniciativas legislativas que tratam do tema e garantir recursos no orçamento para políticas publicas com esse compromisso.
Erika Kokay e Lucas Dutra participam de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias que discute soluções para a violência no ambiente escolar.
O debate prossegue no Plenário 1.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira