Quase 1/3 dos alunos não quer ter um homossexual como colega, informa estudo
15/06/2011 - 15:28
A pesquisadora Miriam Abramovay, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Identidades e Cidadania, informou há pouco que 63,1% dos jovens estudantes do Distrito Federal alegam já ter visto pessoas tidas como homossexuais sofrerem preconceito; e 27,8% declararam não desejar ter um homossexual como colega.
Os dados fazem parte da pesquisa coordenada por Miriam "Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas", que foi realizada em 2008. A professora participa neste momento de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias que discute soluções para a violência nas escolas.
O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) afirmou que a Frente Parlamentar LGBT vai atuar para que iniciativas legislativas sejam aprovadas para combater o problema. Por sua vez, o deputado Luiz Couto (PT-PB) ressaltou a necessidade de debater o assunto com as comunidades nas quais os colégios estão inseridos. "Precisamos atuar para que as escolas sejam um espaço de convivência e debate. É ali que se começa a respeitar os direitos humanos", disse Couto.
A audiência ocorre no Plenário 1.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira