Relações Exteriores instala subcomissão sobre a Rio+20
02/06/2011 - 18:20
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional instalou nesta quarta (1º) uma subcomissão especial para acompanhar as atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que ocorrerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro.
A Rio+20 reunirá governantes, cientistas, técnicos, ONGs, movimentos sociais e parlamentares, para discutir a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e, também, a sua vinculação com a erradicação da pobreza.
O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que sugeriu a criação da subcomissão, foi eleito presidente do colegiado. O 1º vice-presidente é o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) e o relator, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
"O Congresso deve ser um laboratório de ideias”, afirmou Sirkis. “A posição brasileira [para a Rio+20] vai ser fechada em novembro. Então precisamos, até novembro, apresentar as ideias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal."
Ainda não há data marcada para a próxima reunião do colegiado.
Outros grupos
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara também vai instalar uma subcomissão sobre a Rio+20, em data a ser definida. Já a Frente Parlamentar Ambientalista instalou, também nesta quarta, um grupo de trabalho para acompanhar as atividades da conferência.
Da Redação/DC