Educação, cultura e esportes

Adolescente abrigado poderá ter acesso a formação profissional

20/05/2011 - 12:43  

Arquivo - Sônia Baiocchi
Lindomar Garçon
Garçon: jovem precisará de profissão ao deixar o abrigo.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 563/11, do deputado Lindomar Garçon (PV-RO), que garante aos adolescentes residentes em abrigos o acesso a cursos profissionalizantes, com direito a estágio em empresas privadas ou órgãos públicos. Segundo a proposta, a responsabilidade pelo acesso será dividida pelo orfanato e pelos sistemas educacional e de formação profissional.

“Os jovens carentes que vivem em instituições de acolhimento juvenil necessitam ter garantida, além da educação regular, a sua profissionalização como um instrumento de inserção positiva na sociedade”, disse Garçon.

Para ele, o poder público deve se esforçar para dar as melhores oportunidades de educação e formação profissional para jovens privados de família. “A inserção no mercado de trabalho em condições minimamente promissoras é uma forma de evitar que adolescentes se envolvam em atividades de risco pessoal e social”, afirmou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 563/2011

Íntegra da proposta