Política e Administração Pública

Comissão da Reforma Política vai discutir participação feminina

05/05/2011 - 16:03  

A Comissão Especial de Reforma Política vai realizar audiência pública para discutir medidas que garantam o efetivo respeito ao princípio da equidade de gênero na participação política. A data da audiência não foi definida.

Para o evento serão convidados a deputada argentina Adriana Puiggros; a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes; a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; a juíza aposentada Maria Lúcia Karam; a secretária de Política para as Mulheres da Central Única dos Trabalhadores, Rosane da Silva; a integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) Maria Betânia Àvila; o professor do Instituto de Estudos Sócio-econômicos (Inesc) José Antonio Moron; a socióloga da Universidade de Brasília Lourdes Bandeira; e a diretora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFemea), Guacira Cesár de Oliveira.

A audiência foi solicitada pelas deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Luci Choinacki (PT-SC).

De acordo com as deputadas, essa discussão é urgente e de grande importância, pois, apesar dos recentes avanços na legislação eleitoral e do relevante fato de que hoje as mulheres já representam mais de 50% do eleitorado brasileiro, isso não se reflete na eleição de candidatas femininas. “Tanto é assim que, se for tomada como referência apenas a composição desta Casa, observa-se que, na atual legislatura, das 513 vagas existentes, apenas 45 foram preenchidas por parlamentares do sexo feminino, o que representa pouco mais de 8,5% do total”, contabiliza Kokay.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.