Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão aprova novos centros de pesquisa para o MCT

04/05/2011 - 18:59  

Luiz Alves
Paulo Foletto
Paulo Foletto: medida necessária para modernizar as instituições de pesquisa.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei 7437/10, do Poder Executivo, que cria três órgãos na estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT): o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal e o Instituto Nacional de Água.

A proposta também transfere o Museu de Biologia Professor Mello Leitão do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para o MCT e altera sua denominação para Instituto Nacional da Mata Atlântica. O museu, sediado em Santa Teresa (ES), foi fundado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi (1915-86) - agraciado em 1994 pelo Congresso com o título de "Patrono da Ecologia do Brasil".

O projeto cria ainda 83 cargos de direção e assessoramento superior (DAS) para o MCT, para atender, além das unidades de pesquisa criadas pela proposta, o Instituto Nacional do Semiárido, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.

O impacto orçamentário anual na despesa de pessoal é de R$ 5,3 milhões.

O relator, deputado Paulo Foletto (PSB-ES), recomendou a aprovação da matéria. Ele ressaltou que “o funcionamento adequado das instituições de pesquisa criadas pelo projeto, assim como a modernização das demais entidades beneficiadas pela proposição, só serão alcançados com o fortalecimento das equipes técnicas e gerenciais”.

Objetivos
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste deverá realizar ações em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da região. A ideia é que o centro atue como facilitador da formação de redes temáticas de pesquisa a partir da identificação de oportunidades e necessidades locais, regionais e nacionais.

Caberá ao Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal permitir a instalação de infraestrutura que dará suporte a pesquisas no biossistema. A unidade deverá integrar e articular as ações em andamento na região, além de propiciar o desenvolvimento de modelos e bancos de dados para integrar a transferência de conhecimento.

Já o Instituto Nacional de Águas terá a finalidade de implementar ações inovadoras na área de meio ambiente, com foco na preservação, geração de conhecimento e de novas tecnologias na utilização racional dos recursos hídricos.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta