Deputados reclamam de ausência de companhias aéreas em debate
27/04/2011 - 11:40
Deputados da Comissão de Defesa do Consumidor criticaram hoje a ausência de representantes das companhias aéreas Azul, Gol e TAM na audiência pública para discutir a cobrança de uma "taxa de conforto" pelas empresas. O presidente da comissão, deputado Roberto Santiago (PV-SP), disse que a ausência é um desrespeito à Câmara e à sociedade brasileira.
A comissão não tem poder de convocar representantes de companhias aéreas, apenas de convidá-los para debate. Santiago afirmou, no entanto, que é preciso discutir uma mudança que permita a convocação de dirigentes de empresas privadas que utilizem concessões públicas.
A discussão sobre a taxa de conforto foi adiada. A comissão vai discutir amanhã, em reunião extraordinária marcada para as 9 horas, a possibilidade de convocação de ministro para falar sobre o tema. “A comissão vai tomar as providências que a Constituição Federal nos garante”, disse Roberto Santiago.
A taxa de conforto se refere a serviços que antes eram considerados básicos, como espaço entre as poltronas, serviço de bordo e marcação antecipada de assentos.
A audiência de hoje da Comissão de Defesa do Consumidor prossegue com debate sobre a situação do aeroporto de São Luís (MA).
Reportagem – Luiz Cláudio Canuto/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli