Política e Administração Pública

Começa reunião de líderes com ministros sobre o Código Florestal

26/04/2011 - 16:11  

Os líderes partidários e o presidente da Câmara, Marco Maia, estão reunidos neste momento para tratar das alterações do Código Florestal (PL 1876/99). Também estão participando da reunião os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi; da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio; do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O encontro tem o objetivo de fechar consenso sobre os pontos ainda polêmicos do novo Código Florestal, entre eles, o tamanho da área de preservação permanente em volta de rios, a definição de reservas obrigatórias de mata nativa, as regras para agricultura familiar e a proposta de proibição de desmatamento nos próximos cinco anos.

A intenção do presidente da Câmara é colocar a matéria para ser votada na próxima terça-feira (3). Mas já há quem peça para que essa data seja adiada. Ontem, as duas principais entidades científicas, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), pediram ao presidente Marco Maia o adiamento da votação para que os deputados possam avaliar um documento com as propostas dos cientistas para o Código Florestal.

Unasul
Na primeira parte da reunião, os líderes discutiram o Projeto de Decreto Legislativo 1669/09, que cria a União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A secretária-geral do órgão, a ex-chanceler da Colômbia Maria Emma Mejia, esteve na reunião para explicar a importância da aprovação pelo Parlamento brasileiro da criação do órgão.

Plenário
Os líderes também vão tratar de temas que devem ser levados à votação pelo Plenário nos próximos dias, como o PL que pretende usar os recursos do Fust para levar banda larga às escolas. Outro tema da pauta é o novo Código Brasileiro de Aeronáutica.

A reunião prossegue no gabinete da Presidência.

Continue acompanhando a cobertura desse evento.

Reportagem - Ginny Morais/ Radio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.