Ibama e Eletronuclear não comparecem a audiência sobre segurança nuclear
12/04/2011 - 15:04
Começou há pouco a audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para discutir a segurança nuclear no Brasil. O debate foi sugerido por oito parlamentares.
O presidente da comissão, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), afirmou que a ausência de representantes do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e da Eletronuclear é um desrespeito aos parlamentares. “O Ibama teria que confirmar aqui que a energia nuclear não tem licença para funcionar no Brasil”, asseverou. E acrescentou: “Será que esses órgãos se julgam acima do Parlamento? Será que a Eletronuclear acredita que está fora da fiscalização desta Casa?”. Cherini antecipou que convidará amanhã os ministros do Meio Ambiente e de Minas e Energia para prestar esclarecimentos.
Participam do encontro o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Dias Gonçalves; o presidente da Associação dos Fiscais de Radioproteção e Segurança Nuclear da Cnen, Rogério dos Santos Gomes; o diretor da Associação dos Servidores da Cnem (Assec), Paulo Alberto Lima da Cruz; o chefe do Departamento de Direito Público da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), professor Márcio Cammarosano; e o especialista em energias renováveis do Greenpeace Brasil, Ricardo Baitelo.
A reunião ocorre no plenário 8.
Continue acompanhando a cobertura dessa audiência pública.
Reportagem - Maria Neves
Edição - Regina Céli Assumpção