Política e Administração Pública

Parlamentares destacam que Alencar era defensor da saúde

30/03/2011 - 18:50  

Rodolfo Stuckert
Autoridades, amigos e família de José Alencar comparecem no velório realizado no Palácio do Planalto
Autoridades, amigos e família de José Alencar comparecem no velório realizado no Palácio do Planalto.

O coordenador da Frente Parlamentar  da Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), lembrou que o ex-vice-presidente da República José Alencar foi um grande parceiro da frente. "O gabinete de Alencar era um grande escritório do SUS", definiu Perondi. Ele ressaltou ainda que Alencar era um vice que sempre atendia rapidamente os deputados e cobrava as demandas dos parlamentares na área econômica do governo.

O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), ex-ministro da Saúde, disse que comissão e o Plenário prestaram homenagem a Alencar como "paciente símbolo", por sua garra de viver.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), médico e também integrante da comissão, assinalou que enfrentar a doença de forma destemida é um  amparo para outros doentes: “A atitude de não perder a esperança, mas de forma realista, é um exemplo a ser perseguido.”

Defesa
Segundo o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), o ex-vice-presidente, quando ministro da Defesa (entre 2004 e 2006), foi o único a apresentar projeto que ajudou as Forças Armadas: a criação do auxílio-invalidez, que beneficiou cerca de 8 mil militares.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.