Alencar: deputados ressaltam lealdade e defesa dos humildes
30/03/2011 - 15:52
O deputado licenciado Maurício Rands (PT-PE), que foi líder do governo logo depois da crise do mensalão, entre 2005 e 2006, ressaltou que uma das características de José Alencar foi a lealdade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele lembrou que o ex-vice-presidente poderia ter se articulado para fortalecer um pedido de impeachment, “mas em nenhum momento ele cedeu à tentação, pois permaneceu leal ao presidente”.
Na opinião de Rands, a imagem que fica de José Alencar é a de um homem que ocupou os mais altos cargos e nunca perdeu a humildade. "Ele sempre percebeu que quem ocupa cargos públicos o faz para servir à sociedade", ressaltou.
Defesa dos excluídos
A deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que José Alencar foi importante para o Brasil porque sempre optou por estar do lado dos mais fracos, dos excluídos: “A condição de vice nunca deixou invisível o ser humano. Ele deixa um legado de defesa intransigente e aguerrida da própria vida."
Os parlamentares estão no Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde está sendo velado o corpo de José de Alencar. O velório estará aberto ao público até as 23 horas.
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – Regina Céli Assumpção