Deputado ressalta habilidade de Alencar para o diálogo
30/03/2011 - 10:57
O deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ressaltou há pouco, no Palácio do Planalto, a disposição do ex-vice-presidente José Alencar ao diálogo. “Ele tratava a oposição de maneira correta, sem nenhuma diferenciação.”
Diversos parlamentares estão neste momento no Palácio do Planalto, onde aguardam a chegada do corpo de Alencar, que será velado no local até as 23 horas de hoje. O corpo do ex-vice-presidente já chegou à Base Aérea de Brasília.
Para o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), Alencar foi solidário e, ao mesmo tempo, crítico ao governo. “Ele contribuiu para dar estabilidade ao governo Lula.”
Exemplo de lealdade
O deputado Vicente Candido (PT-SP) afirmou que Alencar foi o melhor vice-presidente da história do Brasil: “Ele foi um vice ativo, discreto e muito leal ao presidente.”
Para o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), Alencar influenciava os órgãos do governo e divergia com elegância. Já a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que Alencar dava apoio a ministros em momentos difíceis. “Eu mesma contei com esse apoio em vários momentos”, afirmou. “Ele tinha compromisso de dar legitimidade e sustentação sólida ao governo.”
Alencar morreu na terça-feira, aos 79 anos, em São Paulo, vítima de câncer e falência de múltiplos órgãos.
Reportagem - Lara Haje
Edição - Pierre Triboli