Política e Administração Pública

Processo contra Jaqueline Roriz será instaurado em até 7 dias

16/03/2011 - 16:54  

O presidente reeleito do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), disse há pouco que o processo contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) no conselho deve ser instaurado até a próxima quarta-feira (23). O Psol apresentou hoje representação contra a deputada, acusada de receber recursos não-contabilizados de Durval Barbosa, delator do esquema de corrupção conhecido como mensalão do DEM.

Jaqueline e seu marido, Manoel Neto, aparecem em vídeo de 2006 recebendo supostos R$ 50 mil de Barbosa. Na época da gravação, Jaqueline era candidata a deputada distrital.

Segundo Araújo, para que o processo seja aberto, ainda é preciso encaminhar a representação à Mesa da Câmara, que vai numerá-la. Assim que o processo for instaurado, o Conselho de Ética indicará o relator para o caso. Cabe ao relator avaliar as provas, inquirir testemunhas e oferecer um parecer, que poderá pedir a condenação da deputada por fato anterior ao início do mandato. Esse parecer será votado pelos demais integrantes do Conselho de Ética.

A reunião do conselho terminou há pouco.


Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.