José Carlos Araújo é reeleito presidente do Conselho de Ética
16/03/2011 - 15:19
O Conselho de Ética e Decoro ParlamentarÓrgão encarregado de zelar pela observância da ética e do decoro parlamentar na Câmara. Compete-lhe instaurar e instruir os processos disciplinares referentes a denúncias de atos incompatíveis com o decoro parlamentar, recomendando ou não punições cabíveis aos deputados, que vão desde a censura oral até a recomendação de perda de mandato. Caso seja aprovado parecer que recomende punições severas, ele deverá ser votado pelo Plenário em dois dias, em votação secreta. O conselho atua mediante provocação da Mesa Diretora, nos casos de instauração de processo disciplinar. reelegeu há pouco o deputado José Carlos Araújo (PDT-BA) para presidente. O conselho realiza neste momento sessão de instalação dos trabalhos.
Caso Jaqueline
O líder do Psol na Câmara, Chico Alencar (RJ), afirmou que espera somente a instalação do Conselho de Ética para apresentar representação contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). A parlamentar já admitiu que recebeu dinheiro não contabilizado de Durval Barbosa, delator do esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM.
Chico Alencar afirmou também que apresentará hoje um aditivo à representação feita à Corregedoria da Câmara para que o órgão investigue o suposto uso irregular de verba indenizatória. Segundo denúncia, Jaqueline teria usado verbas da Câmara para pagar despesas de uma sala que pertence ao marido dela, Manoel Neto.
A reunião do conselho ocorre no plenário 12.
Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Pierre Triboli