Cidades e transportes

Conferência discute impacto de áreas urbanas na mudança climática

08/12/2010 - 08:11  

A 11ª Conferência das Cidades prossegue hoje com debates sobre o impacto de politicas de desenvolvimento urbano na redução das desigualdades de renda e das mudanças climáticas. O tema da conferência neste ano é "O futuro das cidades no novo contexto socioambiental".

O objetivo dos debates é identificar os problemas e propor soluções para que cidade e o meio ambiente coexistam de forma harmônica. São discutidas, desde ontem, as conquistas e os novos desafios do Estatuto da Cidade; o planejamento e a execução da política urbana para as próximas décadas; e o aproveitamento adequado dos recursos naturais nas cidades brasileiras.

O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), autor do requerimento para a realização da conferência juntamente com os deputados Cassio Taniguchi (DEM-PR) e Angela Amin (PP-SC), lembra que o principal objetivo do evento, realizado todos os anos desde 1999, é discutir medidas para a consolidação de políticas públicas para os municípios. "Trata-se de um momento de amplo debate com a sociedade. A conferência consegue fazer com que projetos que dificilmente avançariam sejam aprovados", afirma Zezéu Ribeiro.

Selo Cidade Cidadã
Às 17 horas, a Comissão de Desenvolvimento Urbano vai premiar projetos que estimulem a recuperação de áreas degradadas e propostas para enfrentar situações de risco, como enchentes e deslizamentos de encostas. Serão premiadas quatro cidades: duas com menos de 100 mil habitantes e outras duas mais populosas. Além do troféu, os municípios receberão o selo Cidade Cidadã, que vale por um ano e pode, por exemplo, facilitar financiamentos públicos.

Os debates, que serão realizados no auditório Nereu Ramos, começam às 9 horas.

Veja a programação do evento


Da Redação/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.