Turismo e Desporto aprova compensação pela emissão de gases na Copa
10/11/2010 - 16:39
A Comissão de Turismo e Desporto aprovou há pouco o Projeto de Lei 7421/10, do ex-senador Expedito Júnior, que determina a neutralização, por meio de ações efetivas de compensação, dos gases poluentes emitidos para a realização, no Brasil, da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
De acordo com o relator, deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), a medida sinaliza a preocupação do Parlamento com a sustentabilidade dos grandes eventos esportivos. Ele citou como exemplos de ações a serem adotadas a reciclagem do lixo gerado durante a Copa do Mundo e o uso na irrigação dos gramados de parte da água não consumida nos bebedouros dos estádios.
O projeto, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira