Política e Administração Pública

Área administrativa mantém diversos programas e convênios

14/10/2010 - 16:05  

Fora da área legislativa, outros setores da Câmara também atuam em parcerias, que incidem principalmente no campo da informação, cultura e inserção social. São colaborações com entidades nacionais e internacionais que em geral envolvem intercâmbio técnico e de oportunidades.

Luiz Alves
Higienização de documentos da biblioteca do Cedi.

Desenvolvido com a Universidade de Brasília (UnB) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), um programa de inserção social foi implementado há dois anos no Centro de Documentação e Informação (Cedi). Por ele, nove aprendizes trabalham na higienização de documentos da biblioteca. A atividade inclui a limpeza de livros e medidas especiais para combater danos provocados pela temperatura e umidade sobre o acervo.

Graci Vitória Souto Melo, professora que acompanha os aprendizes, relata que "os alunos adoram o que fazem e o programa tem contribuído muito para sua autoestima e integração". Ela esclarece que eles têm enorme facilidade para manter a concentração em ações de alta repetição e torce para que a experiência da Câmara sirva de modelo para o Senado e tribunais.

Democracia eletrônica
A Assessoria de Projetos e Gestão, ligada à Diretoria-Geral, tem há quatro anos convênio com a The Global Center of ICT in Parliament - órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do acordo é o intercâmbio de boas práticas em tecnologia informacional para parlamentos.

O interesse na troca de conhecimento nessa área também pode dar origem a convênio (ainda em elaboração) com o Centro de Pesquisa da Universidade de Zurique, na Suíça, tido como um dos melhores do mundo em democracia eletrônica (e-democracy).

Desde junho de 2009, a Câmara mantém o portal e-Democracia, de interação virtual com a sociedade. Seu objetivo é promover a discussão e o compartilhamento de conhecimento no processo de elaboração de políticas públicas e projetos de lei de interesse nacional. O e-Democracia foi selecionado entre as 20 melhores experiências de democracia do mundo pelo Vitalizing Democracy through Participation (Fortalecimento da Democracia por meio da Participação), programa da fundação alemã Bertelsmann Stiftung. O resultado foi divulgado em agosto deste ano. Os projetos selecionados concorrerão ao Prêmio Reinhard Mohn 2011, cujo vencedor será divulgado em junho do próximo ano.

Exposições
O Museu da Câmara, por sua vez, se beneficia de acordos com a Fundação Armando Álvares Penteado (SP) em curadorias, na elaboração de catálogos e plotagem de exposições. A recente exposição sobre os 50 anos de Brasília, por exemplo, foi fruto dessa colaboração.

Por outro acordo, firmado com o sistema Sesc/Sesi/Senac/Senai, a Câmara obtém apoio material para plotagens e montagem de exposições. Em troca, as mostras são também apresentadas em postos do sistema "S". A mostra "Os 200 anos da família real no Brasil", de 2008, por exemplo, foi vista por mais de 100 mil pessoas na cidade de Ceilândia (DF).

Na página sobre Responsabilidade Social do Portal da Câmara estão destacadas diversas iniciativas da Casa para estimular o uso racional dos recursos, a preservação do meio ambiente, a inclusão social, a formação para o trabalho e a educação para a cidadania. Esses temas funcionam como grandes balizamentos para uma variedade de programas de colaboração.

Para o chefe de gabinete da Diretoria-Geral, Pedro Ivan Pellegrini, "nessas iniciativas, a Câmara tem a oportunidade de mostrar como trabalha e apresentar uma realidade que muitas vezes surpreende o público. Afinal, a instituição é muito visada e pode aí estabelecer uma aproximação direta com a sociedade".

Ele destaca haver inúmeras parcerias importantes: com o restaurante-escola do Senac; entre a TV Câmara e a maioria das assembléias legislativas do País; entre prefeituras e a consultoria legislativa para treinamento de funcionários; com a UnB, para estágio de estudantes etc.

Já o diretor da Coordenação de Pós-Graduação, Rildo José Cosson Mota, do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), enfatiza o valor de atividades desenvolvidas com a colaboração de universidades federais, como a do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em breve, a de Pernambuco (UFPE), nos cursos oferecidos a funcionários do Legislativo.

Reportagem - Marúcia Lima
Edição - Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.