Subcomissão prepara relatório sobre obras para a Copa de 2014
02/08/2010 - 19:35
Neste semestre, a Câmara vai continuar fiscalizando os gastos públicos nas obras para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e a subcomissão dedicada ao assunto deverá elaborar um relatório ao final do ano com suas conclusões.
Segundo a deputada Rebecca Garcia (PP-AM), relatora da subcomissão – vinculada à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle –, o colegiado quer garantir o melhor uso possível dos recursos públicos na preparação de cada uma das sedes do próximo mundial de futebol.
"Este primeiro semestre foi feito dessa maneira, acompanhando passo a passo. No segundo, vamos dar continuidade às visitas que não foram feitas no primeiro. No final deste ano, nós entregaremos um relatório para que o Congresso tenha conhecimento do que já foi feito e do que ainda precisa ser feito para garantir que, num prazo hábil, o Brasil consiga fazer os investimentos devidos e que essas capitais que serão subsedes tenham retorno desse dinheiro de maneira adequada", destacou.
Na avaliação de Rebecca Garcia, o maior objetivo é evitar atrasos, que facilitam superfaturamentos e direcionamento do dinheiro público. "Para que não haja, em cima da hora, um gasto desnecessário, para que não haja dispensa de licitação, que é muito comum quando se extinguem os prazos. Então, nossa preocupação é toda essa: que seja feito tudo de acordo com o cronograma e que dessa maneira o Brasil deixe um legado para sua população depois do investimento feito para a Copa de 2014", afirmou.
Auxílio
O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), considera que a subcomissão vai auxiliar os diversos órgãos de controle, como os tribunais de contas da União e dos estados, além do próprio governo federal.
As cidades que vão sediar jogos do Mundial de 2014 são: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Reportagem – Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição – Marcos Rossi