Lojista prevê redução de tarifas dos cartões de crédito a partir de julho
24/06/2010 - 11:08
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior, disse há pouco na Câmara que o fim da exclusividade das bandeiras com as credenciadoras vai reduzir os preços de todo o sistema de cartões de crédito.
Pellizzaro participa neste momento de audiência pública sobre o mercado de cartões na Comissão de Finanças e Tributação.
A exclusividade termina em 1º de julho. A partir dessa data, os lojistas poderão aceitar as duas maiores bandeiras de cartão de crédito - Mastercard e Visa - sem ter de assinar contratos de exclusividade com Redecard e Visanet, respectivamente, que dominam o credenciamento.
Segundo ele, a medida aumenta o poder de barganha do lojista, que até agora não é nem sequer considerado cliente pelas credenciadoras, em razão da falta de competição. Agora, segundo ele, o lojista vai poder questionar as credenciadoras para reduzi a taxa de desconto e acabar com o aluguel das máquinas. “Elas vão ter que ganhar os clientes, afirmou”.
Pellizzaro afirmou que a regulação do setor precisa impedir os contratos de fidelização, como fazem as empresas de telefonia, principalmente, porque seria um retrocesso em relação ao fim da exclusividade.
Afirmou ainda que são necessárias normas que identifiquem os responsáveis no caso de haver problemas com os cartões (quando as máquinas saem do ar, por exemplo), para que os prejuízos sejam compartilhados.
Por fim, ele reclamou que, nas operações de débito automático, o dinheiro sai automaticamente da conta do cliente, mas só é entregue ao lojista dois dias depois.
A audiência prossegue no plenário 5.
Continue acompanhando a cobertura deste evento
Reportagem – Verônica Lima /Rádio Câmara
Edição – Wilson Silveira