Cidades e transportes

Roubo de cargas cresce e eleva custos das empresas, diz associação

09/06/2010 - 11:26  

A Associação Nacional do Transporte de Cargas (NTC&Logística) apresentou há pouco estatísticas que apontam o crescimento do roubo de cargas no Brasil: em 2009, o total de roubo de cargas foi recorde em comparação aos cinco anos anteriores. Foram 13,5 mil registros de ocorrências contra 12,4 mil em 2008. Em 2006, quando o total atingiu seu menor patamar, foram 11,4 mil ações de bandidos registradas. O montante levado em 2009 chegou a R$ 900 milhões, o maior valor desde 2004.

“Os custos operacionais, como consequência desses delitos, chegam a atingir 15% do faturamento das empresas”, afirmou o assessor de Segurança da NTC&Logística, coronel Paulo Roberto de Souza, que participa neste momento do 10º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas.

De acordo com o assessor, a maioria dos roubos acontece na região Sudeste do País, onde estão concentradas cerca de 80% dos registros. Os produtos mais visados são alimentos, eletroeletrônicos, fármacos, cigarros, autopeças e combustíveis.

O 10º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas está sendo promovido pela Comissão de Viação e Transportes, no auditório Nereu Ramos, na Câmara.

Continue acompanhando a cobertura deste evento

Reportagem – Rachel Librelon
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.