Comissão aprova financiamento para centros de atendimento ao idoso
10/05/2010 - 15:48
A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou na quarta-feira (5) a inclusão no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) do financiamento imobiliário para construção de residências para idosos de baixa renda e de centros de convivência.
Os parlamentares aprovaram o substitutivo apresentado pela relatora, deputada Angela Amin (PP-SC) ao PL 936/07, da deputada Íris de Araújo (PMDB/GO). O projeto inicial previa a vinculação do financiamento à lei que instituiu as regras para o Sistema Financeiro da Habitação (Lei 4.380/64).
Segundo a relatora, a lei que a autora da proposta original pretendia alterar "está ultrapassada no tempo e boa parte dela encontra-se revogada, seja explícita seja implicitamente".
Fundo Nacional do Idoso
        Outra alteração aprovada na comissão permitirá a reforma dos centros de assistência para idosos e a construção de, por exemplo, oficinas de trabalho com recursos do Fundo Nacional do Idoso, criado pela lei 12.213/10. Para fazer a alteração, a relatora acatou sugestão do deputado João Bittar (DEM-MG), feita em voto em separado.
Tramitação
        A proposta, que tramita de forma conclusivaRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações:  - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra);   - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total).  Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., já foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família. O texto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Rachel Librelon
Edição - Tiago Miranda
 
                  
                  