Meio ambiente e energia

Deputado critica foco em florestas nas discussões ambientais

22/04/2010 - 20:00  

Representante da Câmara dos Deputados no Fórum de Energia Verde, realizado na última semana em Macau, China, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) criticou o foco das discussões ambientais brasileiras na questão florestal.

"No Brasil, erramos porque falamos só das florestas em discussões de meio ambiente. Não falamos de área urbana, solo, água, animais, e também dos impactos ambientais da sociedade. Nós temos de discutir isso, como fazem a Europa e a Ásia. Precisamos explorar como a atuação de cada um influi no meio ambiente", afirmou o deputado, que é presidente da Frente ParlamentarÉ uma associação suprapartidária de pelo menos 1/3 dos integrantes do Poder Legislativo Federal destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Toda frente tem um representante oficial. As frentes podem utilizar o espaço físico da Câmara, desde que suas atividades não interfiram no andamento dos outros trabalhos da Casa, não impliquem contratação de pessoal nem fornecimento de passagens aéreas.   da Agropecuária.

Colatto lembrou que não existem mais florestas na Europa e minimizou o impacto da vegetação no ciclo da água. "A Europa tem 0,3% de florestas. Se essa questão de que só chove se houver florestas fosse real, na Europa não choveria mais."

Código descentralizado
No fórum de energia, o deputado defendeu o Projeto de Lei 5367/09, de sua autoria, que cria o Código Ambiental Brasileiro.

O projeto faz parte das propostas analisadas pela comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto.  do Código Florestal e propõe a adoção de um código ambiental descentralizado — os estados passariam a ter autonomia para criar a legislação ambiental de cada região.

"Apresentei a realidade brasileira, e agora vamos conferir como outros países desenvolvem programas ambientais", destacou Colatto.

Energia Limpa
Colatto informou que os debates do fórum resultaram na criação da Comissão para Desenvolvimento de Energia Limpa Ásia/América Latina, que buscará fomentar fontes de energia sustentáveis. O parlamentar defendeu o uso do biocombustívelQualquer produto usado como fonte de energia produzido a partir de biomassa renovável (aproveitamento de lixo ou resíduos de processos industriais). Por ser biodegradável, atóxico e praticamente livre de enxofre e aromáticos, é considerado um combustível ecológico. O biodiesel, por exemplo, é um aditivo para motores de combustão interna com ignição por compressão, derivado de fontes renováveis, como soja e mamona. Ele pode ser usado puro ou misturado com o diesel mineral, em qualquer proporção. Outro exemplo de biocombustível é o etanol., com etanol da cana-de-açúcar, e do biodieselCombustível obtido a partir de fontes renováveis como os óleos de dendê, soja, palma, babaçu e mamona. O Brasil é pioneiro em pesquisas sobre o biodiesel, mas a tecnologia, obtida a partir do processo conhecido como transesterificação, já é utilizada hoje na Alemanha, na França e nos Estados Unidos. Comparado com o óleo diesel derivado do petróleo, o biodiesel puro reduz em até 78% as emissões de gás carbônico, além de diminuir em 90% as emissões de fumaça e praticamente eliminar as emissões de óxido de enxofre., produzido por plantas oleaginosas.

Reportagem - Paulo Roberto Miranda/Rádio Câmara
Edição - Carol Siqueira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5367/2009

Íntegra da proposta