Consumidor

Bancos respeitam apenas 55% das normas, aponta o Idec

29/03/2010 - 15:19  

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) sobre a atuação bancária foi divulgada no último dia 15, data que marca o Dia Mundial do Consumidor. Durante um ano, pesquisadores do instituto mantiveram contas em dez grandes bancos (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco) e fizeram movimentações para verificar o cumprimento da legislação.

O resultado divulgado pelo Idec aponta que os bancos respeitam pouco mais da metade (55%) do que estabelece a legislação que rege cada aspecto da relação com o cliente, regulado pelo Código de Defesa do Consumidor e normas do Banco Central e Conselho Monetário Nacional (CMN). Em resposta, os bancos alegaram problemas pontuais que não refletem a prática das instituições.

Força na economia
O sistema financeiro representa uma força considerável na economia. A participação no Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 foi de 7,3%, valor superior, por exemplo, ao da construção civil (5,1%) e da agricultura (6,1%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os bancos mantêm no País 20,1 mil agências e, de acordo com o Banco Central, as operações de crédito do sistema financeiro atingiram R$ 1,43 trilhão no mês passado.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.