Cidades e transportes

Viação e Transportes cria subcomissão sobre trem de alta velocidade

Na semana passada, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle também criou uma subcomissão para tratar do assunto.

24/03/2010 - 13:15  

Assista à reportagem da TV Câmara sobre como deverá funcionar o trem-bala.

A Comissão de Viação e Transportes aprovou hoje a criação de uma subcomissão especial para acompanhar a implementação do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio de Janeiro e as ações para aprimoramento dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos nas regiões metropolitanas. Ainda não foi definida a data para a subcomissão iniciar seus trabalhos.

O autor da proposta, deputado Jaime Martins (PR-MG), ressalta que a implantação do trem-bala é especialmente importante para que o País atenda às exigências dos comitês organizadores da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Ele lembra, no entanto, que as modernizações viárias serão necessárias em todas as cidades-sede.

Martins explica que a nova subcomissão vai dar continuidade ao trabalho da Subcomissão Especial do Transporte de Passageiros sobre Trilhos nas Regiões Metropolitanas, que funcionou no ano passado.

Os integrantes dessa subcomissão realizaram visitas técnicas aos metrôs de várias capitais do Brasil e aos sistemas de trens expressos da França, Coreia e China. Durante as visitas, os deputados conheceram as vantagens e características de cada modelo e puderam compará-las com o projeto de implementação do trem-bala no Brasil.

Fiscalização Financeira
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle também criou uma subcomissão para fiscalizar as obras do trem de alta velocidade. O grupo foi instalado na semana passada e tem como presidente o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.