Política e Administração Pública

Sarney destaca necessidade de votação de reformas

02/02/2010 - 12:36  

O presidente da Mesa do Congresso Nacional, senador José Sarney, afirmou que o Parlamento inicia o ano de 2010 com temas que ainda dependem de solução, como as reformas tributária e eleitoral. Em relação a esta última, ele afirmou que o financiamento das campanhas é um problema ainda insolúvel, porque se combate o financiamento privado, mas não se encontra uma solução para o público.

Sarney, que abriu o ano legislativo no Congresso, afirmou, por outro lado, que o Parlamento nunca faltou ao povo brasileiro e nunca obstruiu as tarefas do Executivo e do Judiciário. Em contrapartida, foi fechado várias vezes ao longo de seus 187 anos de existência. Veja a íntegra do discurso.

Ele acredita que as críticas ao Congresso se devem ao fato de o Parlamento ser uma instância aberta de poder, onde as decisões são tomadas publicamente. Em uma comparação com o Judiciário, Sarney disse que a Justiça toma decisões entre quatro paredes e só as divulga depois de acertadas.

Sarney disse que fará tudo o que puder para contribuir com o Judiciário e declarou apoio ao Executivo, para que haja harmonia entre os Poderes. "Nosso trabalho exige a obstinada decisão de não cometer erros, de jamais aceitar qualquer arranhão nos procedimentos éticos que devem nortear a nossa conduta", afirmou.

A sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos foi encerrada em seguida.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.