Política e Administração Pública

Relação atual entre os poderes consolida a democracia, diz Temer

02/02/2010 - 12:32  

O presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou que o atual momento é especial para a história política do Brasil, já que a democracia está sendo consolidada. "Estamos implantando em definitivo a democracia no País, fugindo daquele ciclo histórico em que o Brasil passa por 20 ou 30 anos de autoritarismo e 20 ou 30 anos de democracia", disse Temer, na solenidade de abertura do ano legislativo.

Para ele, é preciso ter presente o texto constitucional, ao qual se deve a maior obediência. Temer explicou que, nos sistemas autoritários, é sempre exaltado o critério da independência, mas esse critério isoladamente gera um tencionamento entre os poderes do Estado.

"Diferentemente, entretanto, no regime democrático, que ora vivemos, o que se ressalta ao lado da independência é precisamente a tese da harmonia, que significa a distensão institucional entre os poderes. Tudo isso está baseado na ideia de que somos todos, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, meros exercentes de um poder que nos é delegado pelo povo", disse.

A crítica que se faz aos poderes, pela imprensa livre, e mesmo diretamente pela população na internet, foi lembrada por Temer, que afirmou ser essa uma expressão do amadurecimento do sistema. "Vivemos em um momento extraordinário da vida política nacional, e as críticas aumentaram”, disse Temer. “Mas é importante que haja críticas para corrigir os poderes."

Homenagem a Alencar
Temer também homenageou o vice-presidente José Alencar, que foi aplaudido pelo Plenário por mais de um minuto, em solidariedade a sua luta contra o câncer.

Alencar agradeceu e disse que tem saudade do trabalho no Legislativo, onde ocupou uma vaga do Senado até 2003, quando saiu para exercer o cargo de vice-presidente. "Os jornais dão muitas notícias, mas é bom poder falar diretamente, e tudo indica que Deus não quer me levar agora", disse.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.