Trabalho, Previdência e Assistência

Ação de idoso contra a Previdência pode se tornar imprescritível

28/01/2010 - 14:18  

Gilberto Nascimento
Dr. Ubiali: lei deve suprir os idosos de instrumentos para a efetivação de seus direitos.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6505/09, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que inclui os idosos entre aqueles que podem, a qualquer momento, cobrar prestações não pagas pela Previdência Social. Atualmente, já têm esse direito os menores, os incapazes e os ausentes.

A regra geral, prevista na Lei 8213/91, é que o direito de entrar com ação contra a Previdência por falta de pagamento prescreve em cinco anos a contar da data em que o pagamento deveria ter sido feito.

Quase 10% da população
De acordo com Dr. Ubiali, os idosos correspondem a aproximadamente 9% da população brasileira, ou seja, cerca de 15 milhões de pessoas. O IBGE estima que, nos próximos 20 anos, a quantidade de idosos no Brasil chegará a 30 milhões.

O parlamentar lembra que é dever da sociedade assegurar a esses grupos de pessoas a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Nesse sentido, deve supri-los de instrumentos para essa efetivação, como a imprescritibilidade de ações prevista pelo projeto.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6505/2009

Íntegra da proposta