Economia

Posto de atendimento turístico poderá ser obrigatório em aeroporto

11/01/2010 - 18:32  

Sefot/Secom
Pedro Novais: turistas sofrem com ausência de informações e má qualidade de serviços.

O Projeto de Lei 6000/09, do deputado Pedro Novais (PMDB-MA), determina que o governo instale nos aeroportos, rodoviárias e ferroviárias postos de atendimento para fornecer informações, mapas e publicações de interesse turístico.

Segundo o texto, o Poder Executivo da União oferecerá aos usuários de aeroportos — em especial de aeroportos internacionais dentro do Brasil —, de estações rodoviárias e ferroviárias interestaduais (preferencialmente em convênio com estados, municípios e o Distrito Federal) locais para fornecimento de publicações e informações de interesse turístico, onde serão divulgados os recursos próprios de cada região.

O autor explica que a proposta foi motivada pela má qualidade e muitas vezes até pela ausência de informações turísticas nesses pontos de grande movimentação de viajantes.

Segundo o deputado, é comum que o turista, inclusive o brasileiro em deslocamento para pontos nacionais, não encontre nos aeroportos e estações rodoviárias informações sobre roteiros de passeios e visitas. Ele lembra que, mesmo quando os postos existem, muitas vezes não são capazes de fornecer folhetos, mapas ou qualquer outro tipo de publicação para facilitar a movimentação dos turistas.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Juliano Pires
Edição – João Pitella Junior

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