Meio ambiente e energia

Deputado atribui fracasso da COP 15 à forma de decisão da ONU

22/12/2009 - 17:07  

Ao avaliar a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em parte, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) atribui seu desfecho desfavorável ao mecanismo de decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), que exige aprovação por consenso do texto final, além de ratificação posterior individual de cada País. "Talvez esse processo deva ser revisto", sugere.

Mesma opinião tem o deputado Rodrigo Rocha Loures (PDB-PR). "Nessa reunião, a ONU sepultou suas ilusões sobre a manutenção desse processo decisório. Ele não se sustenta mais, faliu", assegura.

Para Rocha Loures, o novo mecanismo de decisão deve prever a busca de entendimento entre os 17 ou 19 países que mais poluem. O Brasil ocupa hoje a quarta posição entre os mais poluentes, basicamente devido ao desmatamento da Amazônia.

Otimismo
Rocha Loures, no entanto, é otimista quanto às próximas rodadas de negociações sobre mudanças climáticas. "As dificuldades serão superadas no México, não tenho a menor dúvida. Nos últimos 50 anos, nunca tantos chefes de Estado se reuniram sob o mesmo teto quanto em Copenhague. Isso demonstra a prioridade das mudanças do clima no mundo", considera o parlamentar.

Ele explica que, até fevereiro, os 193 países participantes da COP 15 devem enviar suas posições para a ONU. Esses pontos serão debatidos em maio, em Bonn, na Alemanha, para que serem tratados oficialmente no final do ano, no México.

Já para o deputado Mendes Thame, o futuro das negociações é incerto, uma vez que o texto de Copenhague foi rejeitado. "Espero que surjam iniciativas responsáveis de países ou estados subnacionais, como a Califórnia, em relação aos Estados Unidos, ou São Paulo, que avançou mais que o Governo Federal", diz.

Segundo o parlamentar, São Paulo adotou como meta reduzir em 20% a emissão de gases do efeito estufa até 2020, com relação a 2005. "Essa é uma meta impositiva, prevista em lei, e terá de ser cumprida", assegura.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.