Política e Administração Pública

Comissão de Relações Exteriores ouve ministro da Defesa

09/12/2009 - 07:53  

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional ouve hoje o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Na audiência, os parlamentares vão abordar temas como a missão brasileira no Haiti, os testes nucleares realizados pela Coreia do Norte, a reorganização das Forças Armadas e a compra de caças supersônicos franceses.

A audiência foi proposta pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE), Claudio Cajado (DEM-BA) e Renato Amary (PSDB-SP).

Missão no Haiti
No caso da missão brasileira no Haiti, Jungamnn ressalta que, apesar dos resultados positivos, ainda há muitas críticas a atuação do Brasil. Ele considera importante, portanto, discutir o papel das tropas brasileiras no Haiti, já que os soldados ainda deverão permanecer por mais tempo no país da América Central.

Ele lembra que os custos da missão para o Brasil já são da ordem de R$ 705
milhões, segundo estimativas do Ministério da Defesa. "Desse total, cerca de 40% será reembolsado pelas Nações Unidas aos cofres públicos brasileiros". Jungmann considera que, apesar dos custos, o envio e a permanência das tropas brasileiras têm contribuído para a reconstrução do país.

Forças Armadas
Jungmann também quer discutir o conjunto de medidas estratégicas para reorganizar as Forças Armadas, que o governo deve enviar ao Congresso. Ele explica que o objetivo, já anunciado pelo governo, é incentivar a indústria bélica e ampliar a presença militar em áreas como a Amazônia.

As medidas, segundo ele, fazem parte da Estratégia Nacional de Defesa, um plano lançado em dezembro de 2008 que prevê ações de médio e longo prazo em três eixos: reorganização das Forças Armadas, reestruturação da indústria brasileira de material de defesa e fortalecimento e ampliação do serviço militar.

Compra de aviões
Já o deputado Renato Amary quer discutir a compra de aviões franceses Rafale com transferência de tecnologia para a Força Aérea Brasileira, como parte do Programa FX-2.

A discussão sobre a posição brasileira em relação aos testes nucleares realizados pela Coreia do Norte foi proposta pelo deputado Claudio Cajado.

A audiência está marcada para as 11 horas no plenário 3.

Da Redação/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.