Economia

Ministro do Turismo: BNDES financiará construção de hotéis para Copa

Ministro estima que turismo aumenta 70% até 2016. Participantes do 11º Cbratur alertam para a necessidade de ampliar a capacidade dos aeroportos brasileiros.

25/11/2009 - 23:07  

Brizza Cavalcante
Situação dos aeroportos brasileiros foi apontada como desafio para a Copa de 2014.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou nesta quarta-feira (25) na Câmara, que o BNDES deverá anunciar nas próximas semanas um programa para ampliar a rede hoteleira nacional. A abertura desses créditos deverá ajudar na ampliação da capacidade hoteleira das doze cidades sedes da Copa. Algumas dessas cidades, como Cuiabá, Belo Horizonte e Manaus oferecem hoje menos leitos que o exigido pela Federação Internacional das Associações de futebol (Fifa).

Durante o 11º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), Barreto disse ainda que o País precisa ter humildade para aprender com as experiências de outros países e precisa sobretudo tomar cuidado para não repetir os erros cometidos durante a preparação para os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, em 2007. “Precisamos ter muito claro quais tarefas que precisaram ser executadas por cada umas das esferas de governo”, afirmou.

Segundo Barreto, o turismo nacional deve crescer de 60% a 70% até 2016. Mas para isso, é preciso vencer uma agenda apertada. Os principais desafios, na avaliação do ministro, são a mobilidade urbana, as arenas esportivas, a qualificação profissional, incluindo o ensino de inglês e espanhol, e a situação dos aeroportos.

Aeroportos
O problema dos aeroportos também foi destacado por outros convidados. “Alguns [aeroportos] já estão à beira do caos e essas não são questões que se possa resolver de um ano para o outro. Como crescimento do País, se novos investimentos em aeroportos não começarem logo, estaremos correndo muito risco”, alertou o deputado Silvio Torres (PSDB-SP).

Na opinião do secretário Nacional de Futebol do Ministério dos Esportes, Alcino Rocha, a atual capacidade de aeroportos do País não daria conta nem para o deslocamento dos brasileiros na Copa. “Imagina com todos os turistas.”

Rocha explicou que mesmo quem está acompanhando o noticiário não tem uma noção completa das dimensões de uma Copa. “Nesses acontecimentos, um simples treino da seleção é acompanhando por mais de mil jornalistas”, exemplificou.

Segundo ele, em 2006 a Alemanha recebeu um número recorde de 2 milhões de turistas. Enquanto a meta para a África do Sul (2010) é receber cerca de 500 mil visitantes, número igual ao recebido pela França (1998) e superior aos cerca de 400 mil turistas que visitaram a Coreia e o Japão (2002) e os Estados Unidos (1994).

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.