Política e Administração Pública

Comissão explicita atenção integral à saúde pelo SUS

01/10/2009 - 18:46  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (30) a explicitação de que o Sistema Único de Saúde (SUS) – ao integrar ações nos campos assistencial e preventivo - deve promover, proteger e recuperar a saúde, com o concurso de todas os profissões legalmente reconhecidas da área.

O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 3077/00, que torna explícita essa norma na Lei Orgânica da Saúde (8080/90). O projeto havia sido aprovado originalmente pela Câmara em 2001.

O relator da matéria, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), admitiu que nem o texto original do projeto - de autoria do ex-deputado Ricardo Ferraço, que previa o atendimento odontológico no SUS - nem o substitutivo do Senado inovam a legislação em vigor, que já prevê atenção integrada e multiprofissional na rede pública de saúde.

Resolver ineficiências
"A nosso ver, o atendimento odontológico, como de resto todas as demais ações de saúde relativas aos diversos campos do conhecimento, como o da nutrição, da psicologia, da fisioterapia, entre outros, já está contemplado pela legislação vigente, dentro da atenção integral à saúde", afirmou o relator.

Perondi, porém, avalia que a aprovação do projeto é para deixar claro ao Poder Público a necessidade de resolver ineficiências do SUS, que o distanciam dos princípios previstos na Lei Orgânica da Saúde e na Constituição Federal.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de ser votado pelo Plenário.

Notícias relacionadas:
Em 19 anos de vigência do ECA, mortalidade infantil caiu 45%
Urologistas pedem mais atenção à saúde do homem
SUS poderá ter ações contra câncer de pele e distribuir protetor
Comissão rejeita incluir aconselhamento genético em serviços do SUS

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3077/2000

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre