Política e Administração Pública

Finanças rejeita ampliação de programa de moradia

14/08/2009 - 13:24  

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou na quarta-feira (12) o Projeto de Lei 1465/07, do Senado, que amplia o acesso a moradia por meio do Programa Especial de Habitação Popular (Pehp) aos segmentos populacionais de renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. O programa, criado em 2004, beneficia famílias com renda de até três salários mínimos por mês.

O parecer da comissão é terminativo e o projeto será arquivado. O texto também havia sido rejeitado anteriormente pela Comissão de Desenvolvimento Urbano.

O relator, deputado Zonta (PP-SC), recomendou a rejeição da proposta. Entre outros argumentos, ele lembrou que a Lei Orçamentária Anual para 2009 não prevê recursos para ampliar o programa.

Zonta disse ainda que, ao determinar que estados e municípios criem um conselho de habitação popular, o projeto cria custos sem, no entanto, apresentar as estimativas desses gastos. Não são cumpridas, portanto, explicou, as normas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

Reportagem - Noéli Nobre
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1465/2007

Íntegra da proposta