Política e Administração Pública

Comissão aprova inclusão de educação alimentar no currículo escolar

14/08/2009 - 13:10  

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (12) o Projeto de Lei 128/07, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que inclui o tema "educação alimentar" no conteúdo das disciplinas de Ciências e Biologia dos ensinos fundamental e médio, respectivamente.

O relator, deputado Wilson Picler (PDT-PR), recomendou a aprovação da matéria. "A obesidade é considerada atualmente uma das doenças crônicas mais comuns, afetando crianças, jovens e adultos, principalmente em países desenvolvidos. No Brasil, calcula-se que, entre a população de 6 a 18 anos, existam ao menos 6,7 milhões de obesos", disse, lembrando que a maior parte do casos (95%) de obesidade é provocada por alimentação excessiva.

O texto foi aprovado com uma emenda que acrescentou a palavra "nutricional" à expressão "educação alimentar". "Esta é a denominação mais completa do tema", justificou o relator.

Rejeição
A comissão rejeitou o 325/07, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que tramita apensado ao PL 128/07 e trata do mesmo tema. Wilson Picler considerou a proposta apensada inadequada, pois, além de instituir a nova disciplina, define ainda a forma como ela será desenvolvida, sua duração e conteúdos.

Ele lembrou que, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/96), cabe às instituições de ensino cuidar do desenvolvimento dos conteúdos, dentro da proposta pedagógica por elas elaborada.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão rejeita advertência em produtos de alto teor calórico
Educação exige restrição a alimentos em escolas

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 128/2007

Íntegra da proposta