Comissão requer ao TCU auditoria nos reajustes de tarifas da Cepisa
07/08/2009 - 15:57
A Comissão de Defesa do Consumidor decidiu na quarta-feira (5) requerer ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma auditoria nos procedimentos e na metodologia dos reajustes tarifários anuais e das revisões tarifárias periódicas da Companhia Energética do Piauí (Cepisa). Foi aprovada a Proposta de Fiscalização e Controle 56/08, do deputado Ciro Nogueira (PP-PI), que propôs a auditoria.
O relator da proposta, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), afirma ser "inegável a conveniência e oportunidade da implementação desta fiscalização". Segundo o relator, tanto sob o ângulo jurídico como sob o administrativo cabe verificar a regularidade da autorização concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os reajustes da Cepisa.
No que tange ao aspecto econômico e social, acrescenta Chico Lopes em seu relatório prévio, importa verificar as consequências para o equilíbrio econômico-financeiro da empresa e dos consumidores, além de aferir se há efeitos gerais que possam afetar negativamente a sociedade como um todo e os consumidores do setor em particular.
Notícias relacionadas:
Presidente e relator prometem caráter técnico na CPI das Tarifas de Energia
Eletrobrás: centralização tornou empresas do setor superavitárias
Trabalho aprova audiência pública antes de reajuste de conta de luz
Deputados criticam política para reajuste de energia
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br