Comissão aprova auditoria em compra e manutenção de mamógrafos
06/04/2009 - 12:01
A aplicação de recursos federais para aquisição, controle e manutenção dos mamógrafos na rede pública de saúde e na rede conveniada será examinada pela Comissão de Fiscalização Finanaceira e Controle. A proposta para fiscalizar (PFC) a compra e manutenção dos equipamentos, do deputado Dr. Pinotti (DEM-SP), foi aprovada na última quarta-feira (1º).
A comissão atendeu a recomendação do parecer do ex-deputado Juvenil e vai contar com a assessoria técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) na investigação. O TCU vai auditar os repasses da União aos municípios, estados e entidades conveniadas para a compra, o controle e a manutenção de mamógrafos. O objetivo é verificar se as verbas foram utilizadas de maneira legal e se houve desperdício.
Dr. Pinotti informa que o TCU já detectou o desvio, mau uso e falha de manutenção desse tipo de equipamento em auditorias anteriores. Essas irregularidades, segundo o deputado, explicam a conclusão de audiência pública promovida pela comissão, segundo a qual o problema na área de diagnóstico de câncer de mama não é a falta de mamógrafos na rede pública.
Ele lembrou que a rede pública tem equipamentos suficientes par atender toda a população exposta ao risco de desenvolver a doença, mas apenas 20% é efetivamente atendida. Reportagem – Edvaldo Fernandes
Edição – Paulo Cesar Santos
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br