Direitos Humanos

Comissão especial debate criação do Fundo Nacional da Igualdade Racial

Serão debatidos a compatibilidade constitucional, as fontes de financiamento, os impactos fiscais e os mecanismos de transparência

07/10/2025 - 08:34  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Aspectos Constitucionais, Jurídicos, Econômicos e Fiscais do FNREPIR. Dep. Orlando Silva (PCdoB - SP)
Orlando Silva: participação social reforça legitimidade da proposta

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 27/24, que cria o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial, promove audiência pública nesta terça-feira (7), às 14 horas, no plenário 7.

O debate, solicitado pelo relator da proposta, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), terá como tema os aspectos constitucionais, jurídicos, econômicos e fiscais da medida, incluindo a compatibilidade constitucional, as fontes de financiamento, os impactos fiscais e os mecanismos de transparência do fundo.

Segundo o relator, a audiência será espaço para ouvir especialistas, gestores públicos, pesquisadores e lideranças sociais, além de discutir fundamentos históricos e jurídicos da reparação, critérios de destinação de recursos e melhores práticas de governança e controle social.

“O objetivo é assegurar participação social no processo de construção do parecer, reforçando a legitimidade da proposta e qualificando a tramitação no Congresso Nacional”, afirma Orlando Silva.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.