Política e Administração Pública

Projeto prevê remédio grátis para portador de doença rara

08/07/2008 - 12:55  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3167/08, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que obriga o poder público a forncer medicamentos para portadores de doenças crônicas de baixa prevalência ou raras. Para receber os medicamentos, o paciente deverá apresentar relatório médico com identificação do beneficiário e do médico responsável, além do diagnóstico, justificativa do uso e urgência.

O Ministério da Saúde já dispõe atualmente do Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional, que distribui remédios para esses pacientes. Hauly quer tornar essa distribuição obrigatória. O parlamentar, no entanto, não específica como serão definidas essas doenças.

O autor ressalta que sua proposta garante o acesso de todos brasileiros a um tratamento digno. Isso não ocorre atualmente, segundo ele, porque muitos pacientes não têm seu tratamento clínico assegurado em razão de o poder público negar o fornecimento da medicação. "Muitos pacientes têm que recorrer ao Poder Judiciário para assegurar a obtenção dos medicamentos", afirma.

De acordo com o projeto, as despesas com a compra dos medicamentos serão cobertas por dotações orçamentárias dos executivos federal (60%), estaduais (30%) e municipais (10%). Os percentuais dos estados e municípios terão como parâmetro o número de pacientes portadores de doenças crônicas raras beneficiados com os medicamentos.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3167/2008

Íntegra da proposta