Educação, cultura e esportes

Chinaglia forma grupo para discutir cotas e adia votação

20/05/2008 - 19:32  

O presidente da Câmara anunciou, nesta terça-feira, que foi criado um grupo de trabalho para avaliar as propostas sobre cotas nas universidades públicas. O projeto de lei mais polêmico (3627/04), do Executivo, reserva vagas nas universidades federais para estudantes que se declararem negros ou índios e que tenham cursado o nível médio, integralmente, em escolas públicas. A proposta tramita conjuntamente com outros seis projetos.

Após a reunião de líderes nesta terça-feira, Chinaglia informou que os parlamentares do grupo vão conversar com o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o projeto. O presidente acrescentou que, só depois dos esclarecimentos necessários, a matéria será incluída na pauta do Plenário. "Há dúvidas sobre determinados aspectos."

O texto do projeto prevê ainda que a implementação da política de cotas deverá ser completada em um período de quatro anos, com base em um índice crescente de 25% das vagas a cada ano. Segundo a proposta, o sistema deve passar por uma revisão em dez anos.

Notícias anteriores:
Política de cotas na universidade é defendida em seminário
Militantes pedem manutenção de cotas para negros
Projeto reserva 20% das vagas em empresas para negros

Reportagem - Idhelene Macedo/ Rádio Câmara
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 73/1999

Íntegra da proposta