Proposta proíbe endereço como fator de risco para seguro
10/03/2008 - 15:54
O Projeto de Lei 2564/07, do deputado Jurandy Loureiro (PSC-ES), proíbe as seguradoras de veículos de utilizar o endereço do cliente como fator de risco no cálculo do valor do prêmio. Pela proposta, as empresas também não poderão utilizar essa informação para se recusar a vender apólices ao consumidor interessado.
Jurandy Loureiro ressalta que, atualmente, para contratar um seguro o consumidor deve preencher o "perfil do segurado", que define a base de cálculo do valor da apólice. Esse perfil, conforme o deputado, é composto de informações como idade, estado civil, sexo e endereço. "Se todos são iguais perante a lei, é inadmissível que o proprietário de um automóvel seja penalizado, por exemplo, em razão de residir em bairro em que, de acordo com as estatísticas das seguradoras, há grande incidência de roubo e furto de veículos", argumenta.
Para o parlamentar, o cidadão nessas condições "é punido duas vezes, visto que já é vítima da incapacidade do poder público de garantir a inviolabilidade do seu direito à segurança, e, em conseqüência, paga seguro maior do que em outras regiões".
Seguradoras que violarem as disposições do proposta ficarão sujeitas às penas previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), estabelece ainda o texto.
Tramitação
O projeto terá análise em caráter conclusivo das comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Proposta redefine regras para baixa de registro de veículo
Comissão responsabiliza locadora de carro por acidente
Finanças rejeita fim de franquia em seguro de automóveis
Projeto fixa prazo para indenização de seguro
Reportagem - Maria Neves
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br