Relações exteriores

Proposta aprova ajustes em acordo internacional sobre atividades marítimas

Na Câmara, proposta precisa ser analisada pelo Plenário. Depois, segue para votação no Senado

05/02/2025 - 10:22  

Divulgação
Organização Marítima Internacional
Sede da Organização Marítima Internacional

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 103/24 contém o protocolo de emendas à Convenção Constitutiva da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Essa convenção, elaborada originalmente em 1948, disciplina as normas jurídicas internacionais voltadas à cooperação internacional e à regulamentação de práticas relacionadas a atividades marítimas. O Brasil aderiu ao texto em 1963.

Em dezembro de 2021, por ocasião da 32ª sessão da IMO, foram adotadas emendas para ampliar a quantidade de representantes de Estados-membros que integram o Conselho da IMO, de 40 para 52 integrantes, com aumento dos mandatos de dois para quatro anos.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a ampliação do número de membros no conselho proporcionará maior previsibilidade quanto à preservação de assento brasileiro em candidaturas futuras.

Próximos passos
A proposta já obteve aval da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Agora, precisa ser analisado pelo Plenário.

Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Eduardo Piovesan e Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDL 103/2024

Íntegra da proposta