Agricultor atingido por enchente pode receber ajuda
16/11/2007 - 16:25
A Câmara analisa o Projeto de Lei 511/07, que altera o Fundo Garantia-Safra e o Benefício Garantia-Safra, criando condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares atingidos por enchentes. A proposta muda as leis 10.420/02 e 10.700/03, que previam esse tipo de socorro apenas nos casos de estiagem. Segundo o texto, também passarão a ter direito ao benefício os agricultores familiares que, tendo aderido ao Fundo Garantia-Safra, sofreram perda de pelo menos 50% da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão.
O projeto foi apresentado pelo deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Segundo ele, os legisladores não perceberam o fato de que poderiam ocorrer perdas de mais de 50% de lavouras em decorrência de chuvas. Para ele, os recentes casos de fortes chuvas com o arrombamento de barragens e açudes, a destruição de estradas e moradias e a perda de lavouras em municípios nordestinos surpreenderam grande parte da população brasileira.
Destruição com as cheias
O deputado argumenta que as cheias atingiram tanto a zona urbana quanto a área rural de cidades do Nordeste. Segundo ele, em muitos locais carros, casas, móveis e plantações inteiras foram destruídos. A proposta veda a concessão do benefício aos agricultores que participarem de programas similares de transferência de renda e que contem com recursos da União.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Agricultores podem ter seguro de renda
Reportagem - Roberto Seabra
Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR